O Focus, projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) identificou o perfil e as motivações das pessoas que doam sangue.

O estudo identificou que 61,5% dos entrevistados nunca doaram sangue, embora a maioria (88,2%) reconheça a importância da doação de sangue para salvar vidas. 

Assim como 80,06% dos que não doam sangue dizem que campanhas de conscientização encorajam a doar, e 79,32% afirmam que confiam no trabalho do Hemocentro.

Ainda segundo a pesquisa feita, entre os motivos de quem nunca doou sangue, três ganham destaque, são eles; falta de tempo, que corresponde 19,86% das pessoas entrevistadas; medo de agulha e/ou procedimentos de coleta de sangue, correspondente a 18,52%, e nenhuma razão específica, que representa 17,41% dos entrevistados.

Por outro lado, 37,12% dizem já ter doado sangue alguma vez. Entre eles, quase 70% doaram sangue duas ou mais vezes e cerca de 90% pretende doar mais vezes. 

Três respostas sobre a motivação da doação chamaram a atenção dos pesquisadores. A vontade de ajudar e fazer o bem representa mais da metade das pessoas, sendo 57,82%, a consciência da importância da doação de sangue, 44,51% e ajudar alguém que precisava de transfusão de sangue, 43,27%.


Focus

O Focus é projeto multidisciplinar, desenvolvido desde 2003. Nesta edição, a pesquisa foi realizada em colaboração entre as disciplinas de Pesquisa em Publicidade e Propaganda e Pesquisa em Jornalismo, além de contar com a participação de estudantes bolsistas de extensão do Uniedu e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração.

“A questão da doação de sangue é um tema de relevância social e de saúde pública que necessita de uma abordagem rigorosa e fundamentada. Nosso objetivo é que os dados coletados possam subsidiar políticas e estratégias eficazes para aumentar as taxas de doação de sangue na região”, destaca a coordenadora do Focus, professora Cynthia Quadros.

A pesquisa foi realizada entre 15 de outubro e 9 de novembro, e divulgada por ocasião do Dia do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro.

Faça o download do relatório aqui.